Quarta, 06 de Agosto de 2025
Depois de dez anos de intervalo, o Rio de Janeiro retoma nesta quarta-feira (6) a Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Esta quarta edição do fórum de articulação popular ocorrerá até sábado (9) no Centro de Convenções Bolsa Rio, no centro da cidade.
A conferência é uma convergência de 11 conferências realizadas em todas as regiões do estado do Rio entre abril e julho deste ano, reunindo 700 delegados eleitos nos encontros regionais. Após as conferências estaduais, o país realizará a Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Os participantes discutirão e elaborarão diretrizes para os planos municipais, estaduais e federais, com base na promoção de direitos e cidadania para a população LGBTQIA+, além de enfrentar a violência e a discriminação. Os temas dos debates incluem educação, saúde integral, segurança pública, trabalho e renda, cultura e memória, meio ambiente, assistência social, esporte e lazer, turismo e acesso à tecnologia e inovação.
Além das discussões, a programação do encontro inclui manifestações culturais, incluindo a apresentação do Coro de Câmara LGBTI do Rio de Janeiro e a inauguração da Feira de Empreendedorismo “Empodera LGBTQIA+”.
Apesar dos avanços, ainda existem problemas que precisam ser resolvidos, como a empregabilidade e a assistência social para a população LGBTQIA+. O conjunto de propostas resultantes dessas discussões subsidiará a etapa nacional, marcada para ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro, em Brasília.